5 MANEIRAS DE INCENTIVAR O COMPORTAMENTO POSITIVO NAS CRIANÇAS

 

No  projeto pedagógico da Pastoral do Menor deste trimestre estamos reforçando os comportamentos positivos nas atividades e entre os grupos.

Nas atividades com as crianças da Pastoral do Menor,  conversamos com as crianças sobre a autoestima e autoconfiança, mostrando para cada uma delas o quanto são importantes e o quanto podem superar os medos que sentem (independente de quais forem!).

 

manchester (3)

1- Incentive o Esforço

Use o elogio para incentivar o esforço e para valorizar os progressos. Uma criança que consegue ir ao banheiro sozinha pela primeira vez, ou realizar uma tarefa que antes não era capaz de fazer, merece reconhecimento. Deste modo, está a incentivar o seu desenvolvimento e a sua autonomia.

2- Elogie o Esforço, Independentemente do Resultado

O esforço deve ser elogiado mesmo que o objetivo não seja completamente atingido. Se a criança competiu e não ganhou, mas deu o seu melhor, o elogio é fundamental para que continue motivado e consequentemente melhorar os seus resultados.

manchester (5)

3- Elogie o Bom Comportamento

É importante elogiar o bom comportamento, não economize elogios somente para as grandes conquistas, as pequenas também devem ser valorizadas.

4- Aprove ou Reprove as Atitudes e Não a Criança

Tente marcar a sua aprovação ou desaprovação em relação às atitudes, não à criança.

5- Valorize as Conquistas da Família

É importante valorizar as conquistas e esforços da família. Se um irmão conquistou algo, é importante elogiar, bem como, as conquistas do pai ou da mãe. É importante reconhecer o esforço de todos os elementos e celebrar as conquistas no âmbito familiar.

manchester (18)

manchester (11)

 

 

 

 

 

 

( A s 5 dicas são de João Bastos) – Fotos das atividades com as crianças atendidas nos projetos da Pastoral do Menor

 

 

Categorias de textos

This is the heading

This is the heading

Click Here
Share on facebook
Share on twitter