26º ENCONTRO DE AGENTES DA PASTORAL DO MENOR

26º Encontro de Agentes da Pastoral do Menor de Sorocaba

Aconteceu nos dias 29 e 30 de julho  de 2015, o 26º Encontro de Agentes da Pastoral do Menor de Sorocaba no Centro Social São José onde fica situada a Sede Administrativa da Pastoral do Menor de Sorocaba.

Estiveram presentes todos os82 agentes/orientadores sociais da Pastoral do Menor de Sorocaba.

O Encontro deste semestre promoveu através de depoimentos a troca de experiências entre os orientadores sociais. Por meio de dinâmicas e atividades propostas fortaleceu ainda mais o vínculo entre as equipes de trabalho. Particularmente neste semestre a espiritualidade foi muito rica e nos sentimos fortalecidos para continuar diante de tantos desafios encontrados no atendimento diário as crianças e adolescentes como também desafios burocráticos que tem nos desinstalado a todo o momento provando a nossa fé.

.

Primeiro Dia

Manhã – A Espiritualidade com Padre Evandro Zanardo.

A Espiritualidade do Primeiro dia foi conduzida pelo Padre Evandro Zanardo – Pároco da Igreja Santa Maria Madalena – que é formado também como Terapeuta Familiar.

Ele nos levou a refletir sobre a espiritualidade na Pastoral do Menor fazendo inúmeros questionamentos.  Então foi criada uma cena com um desenho de uma criança um copo de suco e um pão com margarina e á luz do Evangelho de João 6, sobre o milagre de Jesus da multiplicação do pães fizemos um memorial a inúmeras crianças e adolescentes cuidadas desde o início da Pastoral até hoje. Foi um momento muito rico em lembranças e emoções.

Cada um pode trazer para dentro de si como a simplicidade e o amor no atendimento da Pastoral a estas crianças e adolescentes, foi ação transformadora de Deus na vida delas.

Num segundo momento foram feitos inúmeros questionamentos para reflexões: Quando cheguei nessa instituição o que cativou? Minha presença na Pastoral do Menor é colo é chão é caminho é testemunho para estas crianças? Qual lição essa criança tem me dado? Que bandeira da Pastoral eu hasteio hoje. Foram momentos que enriqueceram e aumentaram nossa motivação em estar na Pastoral do Menor a serviço das crianças e adolescentes, principalmente aquelas mais empobrecidas e violadas em seus direitos.

Tarde

Workshop com o tema “O Jogo Teatral como Ferramenta Pedagógica” realização Associação Fazendo Arte.

Na parte da tarde em um primeiro momento participamos de Workshop sobre “O Jogo Teatral como Ferramenta Pedagógica” da Associação Fazendo Arte , que tem como objetivo capacitar educadores para gerar situações estimuladoras e eficazes que contribuam para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Teve como sub temas: Reflexão sobre a experiência criativa; Os sete aspectos da espontaneidade; O despertar de uma consciência para as necessidades de buscar novos caminhos e/ou soluções para os desafios que se apresentam na ação de ensinar.

Tivemos contato com a prática teatral, bem como o trabalho em grupo. Foi uma tarde cheia de animação, por meio da realização de exercícios práticos do estímulo as brincadeiras, ficamos com mais idéias para levarmos as nossas crianças e adolescentes com o que foi proporcionado pelos jogos teatrais, enriquecendo o planejamento para o segundo semestre .

Segundo Dia –

Manhã

Missa em Ação de Graças ao 26º Encontro de Agentes Pamen Sorocaba e 25 Anos do ECA.

No segundo dia houve a missa celebrada pelo assessor da Pastoral do Menor em Sorocaba Padre Elton Carlos de Oliveira da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e pelo Padre Arari dos Santos Amorim – “Kojak” – coordenador das Pastorais Sociais em Sorocaba .

Na homilia o Padre Elton chamou a atenção para o fato de não esperarmos ver o resultado do nosso trabalho, porém que devemos deixar a chama da fé sempre acesa e jamais perder a perseverança. Disse ainda:  “Não deixar entrar na Pastoral a ansiedade, tenham paciência, até o último instante é provável, é possível, enxerguem as possibilidades.”

Padre Elton deu a benção de envio para os trabalhos do segundo semestre.

Tarde –  Apresentação do Projeto “Viva Meninas”

Àtarde tivemos novidades, Flávia Biggs – Socióloga e Música – veio apresentar o Projeto “Viva Meninas” que acontecerá nos nossos núcleos de atendimento e nos Territórios Jovens. É um projeto de empoderamento e cidadania, com vivencias sócio culturais para meninas de 12 a 16 anos. Através da arte, esporte, música, audiovisual e protagonismo o projeto propõe um conjunto de vivencias, estimulando o desenvolvimento de potencialidades possíveis para promoção da cidadania e abertura de novos caminhos. O “ Viva Meninas” acontecerá em alguns núcleos da Pastoral do Menor.

Roberto Sampaio,  Psicólogo e RH da Pastoral, conduziu a Dinâmica da Carruagem no período da tarde direcionada a atenção, escuta e liderança. Explicou sobre a diferença entre eficiência e eficácia. Pontuou também que devemos ser valorizados pela pessoa que somos e não pelo cargo/título que temos.

Houve reunião dos Educadores por Projetos para troca de experiências e acompanhamento do Plano de Trabalho com as atividades para o segundo semestre. Nesta troca de experiências os mais velhos contaram um pouco ao  mais novos seus testemunhos e vivencias com as crianças e adolescentes.

O Coordenador Geral da Pastoral do Menor em Sorocaba, José Roberto Rosa, esteve presente nos dois dias, conduzindo e animando os momentos com os agentes/orientadores sociais.

Segue alguns depoimentos do agentes/orientadores sociais a respeito do modo de atendimento feito pela Pastoral do Menor que eles acreditam que está dando certo e que faz a diferença na vida das crianças e adolescentes:

“ Precisamos estar junto sempre, esta é a palavra mágica ! Buscar o protagonismo, quando o jovem se sente protagonista, aí não tem para ninguém. Perceber o que ele procura na Pastoral, estar atento para o algo a mais que ele anseia” ( Andreia Modesto – Supervisora do Projeto Jovem)

“Ouvir as crianças, amar sempre e brincar junto, contar história, ser amiga das crianças e criar espaço para que ela possa se expressar. ” (Marcia Teresa – Pastoral Laranjeiras)

“ Não tenho faculdade mas eu pesquiso , busco informações para levar as crianças nas atividades. Sento com elas , leio, faço roda de conversa, participo das atividades juntamente com elas.”  ( Selma Sasdelli – Pastoral Cajuru  )

“ Não temos tempo para ficarmos atrás da mesa e sentar quem trabalha com criança não pode sentar, tem que ficar atento o tempo todo e aproveitar o tempo para brincar junto e escutá-los.”

“ A linguagem do jovem traz alegria, não é difícil. Primeiro você tem que acolher o adolescente, ouvir cada um, você precisa ser um pouco médico, psicólogo e orientar para a vida.” ( Conceição – Pastoral Habiteto)

“ O adolescentes, traz sempre o frescor da juventude, você sempre aprende com os jovens, eles são alegres, estão cheios de novidades e temos que nos atualizar sempre para poder trabalhar com os jovens.” ( Claudia – Ipiranga/ Manchester)

“ Precisamos estar junto para com os adolescentes promover ações de lazer dentro do bairro, ir a sorveteria, comer pastel juntos. tratar com respeito, buscar a confiança dele, ser amigo. Ser Desafio é Ser amigo.” ( Priscila – Pastoral São Bento )

De Atendidos a Protagonistas

Neste semestre os jovens Cesar do CEC São Bento e o João do CEC Astúrias serão  auxiliares da Equipe de Esporte da Pastoral do Menor. César conta que começou a participar do Projeto Jovem da Pastoral obrigado pela sua família e foi bem tratado, acolhido, gostou e ficou. Ele diz que sentia na Pastoral um “clima” de respeito e confiança e ali ele podia se expressar.

João do CEC Astúrias sente que a Pastoral é sua segunda família e as crianças que ele auxilia nas atividades já o respeitam e com carinho o chamam de “tio”.

Solange Fogaça , Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral do Menor de Sorocaba, agradece  padre Paulo Malzoni e toda a comunidade da Paroquia Divino Espírito Santo por nos acolher e ceder o espaço para as celebrações

Fotos do Encontro 

Todos Encontro 2 semestre

padres e coordenacao geral

usar esta 6

roberto atividade

Categorias de textos

This is the heading

This is the heading

Click Here
Share on facebook
Share on twitter