A ASSOCIAÇÃO BOM PASTOR recebeu o SELO SOCIAL

SELO ARTE ABP horizontal

A ASSOCIAÇÃO BOM PASTOR RECEBEU O SELO SOCIAL PELO PROJETO APRESENTADO:

ESCOLA DA CIDADANIA

Bairros atendidos por este projeto: Brigadeiro Tobias, Habiteto, Ipiranga, Jardim Refúgio, Parque das Laranjeiras, Parque Esmeralda e Parque Manchester

 Público Diretamente Beneficiado:  316 adolescentes

Impactos Sociais

ODM 1 – Acabar com a fome e a miséria

Interno – Fomentado o protagonismo de Orientadores sociais,

Conforme relato das Supervisoras de projeto, houve a  ampliação do universo cultural e informacional de Orientadores sociais, moradores de bairros com altos índices de vulnerabilidade Social, por meio de capacitação semestral, envolvendo vários temas.  Externo –  Capacitação de 14 turmas de adolescentes. Através de um pré-seleção para cursos percebemos a dificuldades de escrita e leitura de alguns adolescentes, foi proporcionado 6 encontros de reforço escolar para 316 adolescentes, após os encontros, foi realizado pesquisa por meio em roda de conversa de avaliação, 80% dos adolescentes se auto avaliaram com maior autonomia pessoal e estimulo a leitura e mais preparados para processos seletivos. Interno – Diante da necessidade dos nossos funcionários do cuidado dos seus filhos durante o período do trabalho, garantimos as vagas para os filhos desses funcionários no Projeto. Destes 13 funcionários, 11 são mulheres que declaram que há melhor rendimento no trabalho e tranquilidade para núcleo familiar. O resultado são famílias com melhor qualidade de vida e maior estreitamento vínculo mãe e filho.

ODM 2 – Educação básica de qualidade para todos

Interno – Identificamos por meio de relatos com os funcionários que a participação dos mesmos, nas capacitações internas da Entidade que acontecem em janeiro e julho contribuíram para o enriquecimento profissional dos participantes funcionários que em sua grande maioria são moradores de bairros com altos índices de vulnerabilidade Social, incentivando a educação social e o acesso a informação, no total são mais de 100 pessoas em formação educacional.

ODM 3 -Igualdade entre sexo e valorização da mulher

 Interno – Diante da necessidade dos nossos funcionários do cuidado dos seus filhos durante o período do trabalho, garantimos as vagas para os filhos desses funcionários no Projeto. Destes 13 funcionários, 11 são mulheres que declaram que há melhor rendimento no trabalho e tranquilidade para núcleo familiar. O resultado são famílias com melhor qualidade de vida e maior estreitamento vínculo mãe e filho.

 

Interno – Resultando o bem estar dos 100 funcionários que foram conscientizados sobre a igualdade e de oportunidade dentro do trabalho e politicas salariais igualitárias, fato relatado pelas Supervisoras de Projetos, homens e mulheres passaram pelo mesmo processo seletivo e receberam a mesma faixa salarial.

ODM 6 – Combater a AIDS a Malária e outras doenças

 

Externo – Foi realizado em 15 bairros de Sorocaba campanhas de conscientização e prevenção a Dengue, por meio de palestras, inspeções nos bairros localizando e denunciando focos da Dengue, passeatas envolvendo a rede intersetorial.

Realizamos uma mobilização que chamamos no “Dia D Contra a Dengue” para sensibilizar as famílias em todos os bairros de atendimentos. Onde todos os adolescentes atendidos pelos projetos participaram nesta ação contra a Dengue. Em passeata, os adolescentes saíram com os cartazes que criaram pelas ruas dos bairros, foram de casa em casa explicando como evitar a Doença, fizeram um mutirão de limpeza nos bairros, levaram para as suas casas um check list que seus pais deveriam preencher a respeito da prevenção da doença e depois entregar pronto no Projeto. Houve uma melhora significativa dos casos das doenças após este mobilização conforme tivemos as informações pelos Postos de Saúde do bairro nas reuniões Intersetoriais.

Interno – Formação de multiplicadores de informação ref. a Doenças Sexualmente Transmissível e Dengue, por meio de parcerias com UBS, resultando 25 funcionários capacitados sobre DST e repassando a informação para os atendidos e comunidade.

ODM 7- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

 

Externo – Identificamos por meio de relatórios dos Educadores e fotos que 316 adolescentes estão estimulados a preservar e valorizar o meio ambiente, valorizando assim os espaços verdes da nossa cidade, foi ainda foi realizado no total 14 passeios a parques da cidade.

ODM 8  – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Externo – Como estímulo à educação e para despertar um interesse maior pelos estudos foi realizado uma Gincana anual sobre Conhecimentos Gerais, Matemática e Português com todos adolescentes, todas recebem medalhas por estarem participando da gincana e prêmios. Percebemos após a realização da gincana uma mudança de comportamento, pois durante as atividades sócias educativas elas fazem perguntas, ficam curiosas, participam de maneira mais atenta. Os pais, em reuniões com a coordenação, relatam que inclusive melhoraram na escola Interno – Identificamos por meio de relatos com os funcionários que a participação dos mesmos, nas capacitações internas da Entidade que acontecem em janeiro e julho contribuiu para o enriquecimento profissional dos participantes, incentivando a educação social e o acesso a informação.

Interno – Fortalecimento dos Conselhos de direitos

Indicação e posse de 04 funcionárias da Entidade fortalecendo os Conselhos Municipais, e protagonismo pessoal de cada uma:

02 funcionárias, Conselheiras no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA.

01 Funcionária, Conselheira no Conselho Municipal da Assistencia Social – CMAS.

01 Funcionária, Membro e candidato a Conselheiro do Conselho Municipal do Jovem – CONJOV.

 

Externo – Fomentamos o desenvolvimento educacional de segunda a sexta no contraturno escolar. Com tudo o impacto maior é de 316 adolescentes fora das ruas e prevenindo assim a ocorrência de situações de risco social fortalecendo a convivência familiar e comunitária de 316 adolescentes atendidos e suas famílias.

Interno – Protagonismo: Ex atendidos, hoje funcionários. Escolhemos para trabalhar conosco nos bairros de maior vulnerabilidade social adultos e jovens destes bairros que estão fora do mercado de trabalho e oferecemos capacitação, temos hoje no nosso quadro de funcionários 13 jovens protagonistas que eram atendidos pelo Projeto e hoje são funcionários registrados pela entidade, bem como 5 estão na Universidade e 1 já está formado. Todos atuam dentro dos nossos Projeto com registro em CLT e seus depoimentos ajudam a fomentar o protagonismo nos outros adolescentes. Temos registro com fotos de seus depoimentos no painel fotos do Selo Social.


 

 

 

 

Categorias de textos

This is the heading

This is the heading

Click Here
Share on facebook
Share on twitter