A Pastoral - Pastoral do Menor de Sorocaba

Pastoral do Menor | Sorocaba

A Pastoral

Sobre Nós

Nascemos em 2002 com um propósito!

A Pastoral do Menor / Associação Bom Pastor atua em Sorocaba desde junho de 2002, com o objetivo de implantação de Centros Educacionais Comunitários na linha da Pastoral do Menor.

Devido ao nosso grande número de atendidos, cerca de 1.100 crianças, adolescentes e familiares carentes, nossas maiores necessidades são:

  • Alimentação
  • Material didático
  • Material esportivo
  • Material de consumo
  • Salário para os educadores que tem dedicação exclusiva
  • Transporte para cursos e atividades externas
DOE AGORA
Temos muito o que contar!

Quem somos e o que fazemos

Desde 2002 atendemos mais de 2000 crianças e adolescentes. A diretriz é ir aonde poucos vão; nos locais aonde a exclusão é maior, aproveitar espaços próximos de onde as crianças vivem, desenvolvendo atividades de socialização, apoio escolar e alimentar, lazer, artesanato, noções de higiene e cidadania, em busca do resgate da auto-estima e prevenindo a marginalização.

A Pastoral do Menor de Sorocaba

Todo este trabalho é fruto do empenho e dedicação de várias pessoas que se doam para trabalhar com aqueles que são mais necessitados. Hoje contamos com 100 funcionários, dezenas de voluntários e a ajuda de muitos colaboradores, que com suas doações fazem todo este sonho tornar-se realidade!

A Pastoral do Menor atua em Sorocaba desde junho de 2002 com o objetivo de implantação de Centros Educacionais Comunitários na linha da Pastoral do Menor, em bairros onde havia insuficiência de atendimento social a crianças carentes.

Em Outubro de 2005 foi fundada a Associação Bom Pastor, entidade que tem como objetivo atuar na área de crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco social, na linha do Estatuto da Criança e do Adolescente e com a mística da Pastoral do Menor.

A entidade mantém vários projetos na linha protetiva e, a partir de 2005 passou atuar na área de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida. No ano de 2006, assumiu, em gestão compartilhada com a Fundação CASA duas unidades de internação – chamadas de CASA Dom Luciano com Medidas socioeducativas de internação.

A Associação Bom Pastor participa efetivamente da luta pela implantação do Sistema de Garantia de Direitos, previsto inicialmente no artigo 227 da Constituição Federal e regulamento pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – tendo representantes participando do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Em Sorocaba, tem procurado trabalhar nos bairros mais carentes, onde os equipamentos sociais existentes ainda não conseguem suprir toda a demanda.

A Pastoral do Menor tem como missão defender a vida e promover o desenvolvimento social e uma melhor qualidade de vida das crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco social da cidade de Sorocaba.

Sermos reconhecidos como uma Organização que conhece a realidade social da vida de crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco social.

Ser reconhecida como a organização brasileira que garante os direitos fundamentais das crianças e jovens e se mantém ativa nas políticas públicas visando a implementação dos direitos previsto no ECA.

  • Nossa organização é pautada pela defesa da vida de crianças e adolescentes estando sempre à serviço de suas necessidades;
  • Acolhimento com amorosidade;
  • Dialogo respeitando a liberdade de expressão de cada um;
  • Respeito;
  • Dignidade;
  • Transparência;
  • Integridade;
  • Amor pelo que se faz;
  • Crença no individuo

Nossas necessidades

Devido ao nosso grande número de atendidos, cerca de 1.100 crianças, adolescentes e familiares carentes, nossas maiores necessidades são:

  • Alimentação
  • Material didático
  • Material esportivo
  • Material de consumo
  • Salário para os educadores que tem dedicação exclusiva
  • Transporte para cursos e atividades externas

PASTORAL DO MENOR NO BRASIL

A Pastoral do Menor surgiu na cidade de São Paulo, em julho de 1977, quando a assistente social Ruth Pistori procurou o Bispo Dom Luciano Mendes de Almeida, preocupada com a falta de maior apoio para adolescentes já haviam cometido algum ato infracional e estavam no programa chamado aquele tempo de Liberdade Vigiada. Algumas famílias e seminaristas católicos se uniram para iniciar um trabalho de Liberdade Assistida Comunitária e acompanhar esses jovens.

Logo se percebeu que a situação de miséria nos bairros pobres e a desestrutura familiar tinham muita ligação com a violência e marginalidade. Era o tempo em que a sociedade se preocupava com os “trombadinhas” da praça da Sé, os meninos de rua que proliferavam nas grandes cidades. Assim, Dom Luciano, Ruth, Ir. Maria do Rosário e outros pioneiros começaram, na periferia de São Paulo o trabalho dos centros educacionais comunitários, acolhendo crianças e adolescentes, para não ficarem pelas ruas, participarem de atividades sadias e terem um projeto de vida.

A Pastoral do Menor foi aos poucos se espalhando pelo Brasil, inclusive, com a Campanha da Fraternidade de 1987 “Quem Acolhe o Menor, a Mim Acolhe” e foi um dos órgãos que mais lutou para conseguir o Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990.

Ruth Pistori, Bispo Dom Luciano e Ir. Maria do Rosário

Linha do Tempo

Passagens marcantes em nossa história

Projetos

Pensamos em cada detalhe para acolher com amor.

Nossos projetos transformam vidas. Desenvolvemos trabalhos de promoção humana, assistência e desenvolvimento social, educação social, cultural, esportivo e artístico, junto a crianças, adolescentes e famílias.

CONHECER OS PROJETOS