29 º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA PASTORAL DO MENOR

29º ENCONTRO de FORMAÇÃO DOS AGENTES DA PASTORAL DO MENOR DE SOROCABA

De 25 a 27 de janeiro de 2017  no Centro Social São José da Paróquia do Divino Espírito Santo.

Participaram em torno de 100 pessoas incluindo o grupo da Pastoral do Menor de Pilar do Sul da Diocese de Itapetininga.

No primeiro dia após uma motivação preparada pelo Diácono Roberto Sampaio sobre a caminhada vocacional e a missão da Pastoral do Menor. Houve uma procissão do Centro Social São José até a Paróquia do Divino Espírito Santo onde aconteceu a Missa presidida pelo Padre Elton Carlos de Oliveira.

Após a missa o coordenador geral da Pastoral do Menor de Sorocaba, José Roberto Rosa, apresentou a realidade da criança de Sorocaba há 20 anos e conduziu os grupos à reflexão sobre as quatro áreas de ação da Pastoral do Menor:  crianças e adolescentes empobrecidas e em situação de risco; adolescente autor de ato Infracional; famílias e políticas públicas.

No período da tarde, o Professor Carlos César Ribeiro da Costa preparou uma formação sobre a Pastoral do Menor à luz do Evangelho, resgatou nossa missão, espiritualidade, ação/testemunho e nosso ser Igreja.  Como uma Pastoral de fronteira com a missão de ajudar o Cristo a salvar vidas. Exortou a todos sobre “Sentir a presença de Deus e ser a presença de Deus.” E ainda: “Seria perda de tempo viver como funcionários e não como agente de pastoral, usar o trabalho para sermos santos… não é fazer assistencialismo social é sermos santos e ajudar o outro a ser santo também.” Nos levou a refletir sobre a perseverança necessária para não desistir mesmo nos casos mais difíceis onde aparentemente não há mais esperança para aquela família ou aquele jovem. Quando o processo é lento, precisamos caminhar juntos e se apoderar do amor de Deus no silencio. Injetar ânimo, autoestima e rezar. “O brilho da Pastoral vem de Deus.” destacou Carlos César.

Esteve conosco na manhã do segundo dia D. Eduardo B. Sales que assistiu a apresentação de todas as coordenadoras (es) dos nove Centros Educacionais Comunitários da Pastoral do Menor relatando quais foram os desafios dos bairros de atendimento no ano de 2016. Apresentação de projetos específicos como o “Claves”, de prevenção aos maus tratos e violência; Projeto PAR – Programa de Assistência Religiosa a adolescentes cumprindo medida socioeducativa de internação e a L.A.C. – Liberdade Assistida Comunitária e a Escola da Cidadania.

Dom Eduardo após as apresentações fez uma reflexão sobre o Evangelho do dia e comentou sobre nossos testemunhos de serviço e a alegria em ver a Pastoral do Menor florescer cada vez mais.

A coordenadora arquidiocesana de Sorocaba e membro do Conselho da Pastoral do Menor Estadual, Solange Ap. Fogaça agradeceu e destacou a presença de Dom Eduardo nas celebrações eucarísticas, no sacramento da confissão e aconselhamento aos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação na Fundação CASA.

Foram entregues as apostilas do projeto pedagógico: Projeto 06 a 11 anos e Projeto 12 a 17 anos. Todos puderam ler e esclarecer suas dúvidas juntamente com as coordenadoras e supervisoras dos projetos.

A sexta feira foi um dia de atividades esportivas e aulas de dança conduzidas pela equipe de educação física da Pastoral do Menor. A integração foi ainda maior e pudemos nos divertir juntos.

Padre Arari do Santos Amorim nos deu uma benção e palavras de entusiasmo.

Em julho deste ano a Pastoral do Menor em Sorocaba completa 15 anos, temos muito que comemorar e já começamos a organizar esta grande celebração.

Até aqui o Senhor nos conduziu no atendimento diário de mais de 1.500 crianças e adolescentes em 12 bairros de Sorocaba. Nossa Senhora, a Mãe da providencia tem cuidado de nós.

Animados pelo Cristo Bom Pastor seguimos na missão em 2017.

turmona oficialCOORDENADORES DOS CECSProcissaoGrupos reflexaoWhatsApp Image 2017-01-30 at 08.32.40Atividade esportivaDom Eduardo reflexaoWhatsApp Image 2017-01-30 at 08.31.36