A Pastoral

Nós, da Pastoral do Menor de Sorocaba-SP, tivemos a idéia de fazer este site para compartilhar o nosso trabalho, crescimento e desenvolvimento com você! Todo este trabalho é fruto do empenho e dedicação de várias pessoas que se doam para trabalhar com aqueles que são mais necessitados. Hoje contamos com 100 funcionários, dezenas de voluntários e a ajuda de muitos colaboradores, que com suas doações fazem todo este sonho tornar-se realidade!

Neste site, você poderá ver como surgiu a Pastoral do Menor no Brasil, o histórico da Pastoral de Sorocaba, todos os nossos projetos, como colaborar conosco e, principalmente, o sorriso no rosto das crianças e adolescentes que fazem parte deste projeto!

A Pastoral do Menor atua em Sorocaba desde junho de 2002, como um Departamento do Centro Social São José, com o objetivo de implantação de Centros Educacionais Comunitários na linha da Pastoral do Menor, em bairros onde havia insuficiência de atendimento social a crianças carentes.

Em Outubro de 2005 foi fundada a Associação Bom Pastor, entidade que tem como objetivo atuar na área de crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco social, na linha do Estatuto da Criança e do Adolescente e com a mística da Pastoral do Menor.

A entidade mantém vários projetos na linha protetiva e, a partir de 2005 passou atuar na área de Liberdade Assistida. No ano de 2006, assumiu, em gestão compartilhada com a Fundação CASA duas unidades de internação – CASA Dom Luciano.

Juntas, Centro Social São José e Associação Bom Pastor são as entidades mantenedoras da Pastoral do Menor em Sorocaba que atende cerca de 2000 atendidos em situação de risco social nos Centros Educacionais Comunitários (CEC`s).

As entidades ligadas à Pastoral do Menor participaram efetivamente da luta pela implantação do Sistema de Garantia de Direitos, previsto inicialmente no artigo 227 da Constituição Federal e regulamento pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Em Sorocaba, a Pastoral do Menor tem procurado trabalhar nos bairros mais carentes, onde os equipamentos sociais existentes ainda não conseguem suprir toda a demanda.

Missão

A Pastoral do Menor tem como missão promover e defender a vida das crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco, desrespeitados em seus direitos fundamentais.

Visão

Sermos reconhecidos como uma Organização que conhece a realidade social da vida de crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco social. A Pastoral do Menor luta nas diversas instancias para a promoção dos direitos das crianças e adolescentes para que seus direitos fundamentais sejam garantidos, sendo assim queremos ser vistos como uma Organização que participa de maneira ativa nas políticas públicas visando a implementação do sistema de garantia de direitos previsto no ECA.

Somos a Pastoral do Menor a serviço da vida de crianças e adolescentes, principalmente aquelas mais empobrecidas e violadas em seus direitos

Valores

Nossa organização é pautada pela defesa da vida de crianças e adolescentes estando sempre à serviço de suas necessidades;

Nossas ações e decisões são tomadas em comum acordo, respeitando e valorizando o próximo e nosso referencial é o Sistema de Garantia de Direitos previsto no ECA.