Notícias

Exposição Fotográfica – “Sorocaba sob o olhar a adolescente”

Exposição Fotográfica – “Sorocaba sob o olhar a adolescente”

 Desenvolver o protagonismo dos adolescentes, demonstrando suas percepções sobre a comunidade e o ambiente onde vivem, por meio da fotografia, esse é o objetivo da exposição “Sorocaba sob o olhar adolescente”, promovido pela Pastoral do Menor e sediada no Pátio Cianê Shopping.

De 14 a 26 de agosto, estarão expostos 74 registros fotográficos de adolescentes de 12 a 17 anos que participam da entidade e que retrataram o cotidiano vivido por eles, assim como o tour que fizeram pelos pontos históricos e turísticos de Sorocaba que completa, no próximo dia 15 de agosto, 364 anos.

A ideia da exposição foi dos educadores da entidade, que realizaram as oficinas entre os meses de maio e junho. “Como educadores, cabe a nós mostrar ao adolescente que ele é importante no mundo em que está inserido, como também perceber o valor dele no ambiente familiar e na comunidade. E neste processo fotográfico, isso é possível”, comenta Eliana Dias, coordenadora pedagógica da Pastoral do Menor.

“Além das oficinas fotográficas que os adolescentes realizaram, agora eles podem ver suas fotos expostas para que todos possam apreciar. Isso é importante para a autoestima, além de mostrar o olhar deles sobre o mundo e incentivar que continuem fotografando”, relata Tássia de Carvalho, gerente de marketing do Pátio Cianê Shopping.

A exposição “Sorocaba sob o olhar adolescente” iniciará no dia 14 de agosto e permanece até o dia 26 de agosto. As 74 fotos poderão ser apreciadas no espaço de exposição do shopping, que fica no 2º Piso do Bloco B, em frente à Riachuelo, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 20h.

 

“I GINCANA DOS VALORES – PAMEN SOROCABA”

“I GINCANA DOS VALORES – PAMEN SOROCABA”
PROJETO VEM SER JOVEM –
Aconteceu no dia 29/06/2018 a 1ª ETAPA DA GINCANA DOS VALORES.
O projeto Vem Ser Jovem da Pastoral do Menor onde todos os adolescentes atendidos pelo projeto participaram. Cada bairro representava um valor: Gratidão, Amor, Respeito, Gentileza, Responsabilidade, Amizade, Bondade, União e Generosidade.
As equipes apresentaram: Uma logomarca/ Identidade visual e organizacional, , Grito de Paz, líder e Mascote; Um símbolo da não violência (escultura, pintura, modelagem, confecção etc.); Música / Paródia que tenha por tema a paz; Tapete Ecológico e Roupa Reciclável.
A Gincana de Valores com os adolescentes foi um acontecimento especial. Sem competição. Todos se divertiram, curtiram juntos, aplaudiram o outro. Foi uma mostra do trabalho de todos, orientadores, supervisores, coordenadores, oficineiros, equipe técnica, cozinheiras, serviços gerais, motoristas, sede administrativa, onde imperou a alegria. Foi uma celebração do trabalho de cada um.
Local: Ginásio AJB Locação de Quadras Poliesportivas
Endereço: Rua Prof. Genésio Machado, 59 – Largo do Divino, Sorocaba – SP, 18050-602.

CMDCA / FUNCAD – PROJETOS APROVADOS PARA 2018

CAMPANHA CLICK LEGAL 

Você ajudar no desenvolvimento das crianças e adolescentes de Sorocaba

A campanha já começou, você tem o direito e pode  destinar parte do seu imposto de renda de maneira simples e rápida. Entre no site do CMDCA de Sorocaba e siga o passo a passo.

As entidades mantenedoras da Pastoral do Menor apresentaram projetos para o CMDCA com o  objetivo de captar recursos via Fundo dos Direitos da Criança  e do Adolescente.

Entidade: CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ /PASTORAL DO MENOR

Nome do Projeto: MOLECADA DA PAZ

Público atendido:  185 crianças de 4 a 11 anos dos seguintes bairros: Cajuru, Ipiranga, Júlio de Mesquita e Brigadeiro Tobias.

Objetivo Geral do Projeto: Fortalecer a criança dentro da sua realidade social, oferecendo oficinas lúdicas – jogos cooperativos, artes plásticas, círculos de convivência e dança, proporcionando um ambiente no qual a criança se identifique com ferramentas para reflexão e o dialogo frente a diversas situações de vulnerabilidade social e violência, com intuito de sensibiliza-la na promoção da cultura da paz. Bem como, ofertar a criança maior abrangência cultural e recreativa, visando à diminuição da discriminação e do preconceito sociocultural.

WhatsApp Image 2017-07-26 at 18.18.03

12973202_870915186351930_3262694823012728096_o




Nome da organização: ASSOCIAÇÃO BOM PASTOR/ PASTORAL DO MENOR

Nome do Projeto: VEMSER JOVEM

Público atendido: 400  Adolescentes de 12 a 17 anos e 11 meses, que residem em bairros carentes do município de Sorocaba, onde o risco da violência, desarranjo familiar, marginalidade podem comprometer o seu desenvolvimento. O projeto acontecerá em 12 bairros de Sorocaba.

Objetivo Geral do Projeto: Criar dentro do programa da organização um espaço de formação de maneira lúdica e prazerosa por meio de jogos, recreação e complementação pedagógica como preparação para as etapas da “Gincana dos Valores”, que ocorrerá durante todo o período do projeto, como ferramenta para autonomia e autoestima, promovendo a inclusão social de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, visando à melhoria da qualidade de vida, bem como melhores condições de se colocar socialmente e/ou profissionalmente.

Apv0XuU8WqFEF1iUJ2Bq702tfQggfizNFG3BzXU9mI30

WhatsApp Image 2016-11-29 at 11.11.02 (3)

 



 


 

Nome da organização: ASSOCIAÇÃO DOM LUCIANO / PASTORAL DO MENOR

Nome do Projeto: “AMPLIANDO POSSIBILIDADES”

Público atendido: 130 Adolescentes – autores de ato infracional inseridos nas medidas socioeducativas de internação.

Objetivo Geral do Projeto: Proporcionar aos adolescentes inseridos nas medidas socioeducativas de internação do  CASA I e II de 12 a 21 anos incompletos o desenvolvimento de habilidades profissionais para inserção ao mercado do trabalho com oficinas profissionalizantes, visando de forma reflexiva o desenvolvimento da identidade e protagonismo. Proporcionar o interesse aos jovens sobre arte cultura com oficinas de capoeira para minimizar a violência, buscando o respeito mutuo e valorização da importância da cultura a e etnia.  Alertar sobre o impacto que as drogas realizam para o dependente, em sua família e comunidade, oferecendo oficinas quinzenais com os técnicos da entidade e um workshop semestral com exposição junto às famílias dos adolescentes que cumprem a medida socioeducativa. A entidade tem como objetivo central oferecer oficinas ampliando possibilidades na vida desses adolescentes e suas famílias, através da arte cultura, conscientização e prevenção sobre os males das  drogas e ampliando habilidades profissionais.




 

 

1ª Feira de Profissões do Projeto Jovem em Ação.

1ª FEIRA DE PROFISSÕES DA PASTORAL DO MENOR/ASSOCIAÇÃO BOM PASTOR DE SOROCABA

TEMA: Expectativas Profissionais

DATA: 26/10/2017

Horário: Das 09h00 as 16h30

LOCAL: Rua Capitão Pedro Tavares ,315 – Vila Espirito Santo

 

Estamos, em 2017 realizando um projeto social chamado: “Jovem em Ação”, que tem por objetivo, oferecer ferramentas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos adolescentes para que os mesmos possam ter condições básicas para sua inserção no Mercado de Trabalho. O projeto é uma parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Sorocaba.

O projeto é realizado em 09 bairros da periferia de Sorocaba ( Habiteto, Laranjeiras, Parque São Bento, Vila Helena, Parque Esmeralda, Júlio de Mesquita, Aparecidinha, Brigadeiro Tobias e Cajuru).  A equipe do projeto é formada por psicólogos, arte educadores, pedagogos e orientadores sociais. Participam do Projeto Jovem em Ação  512 jovens e adolescentes entre 12 a 17 anos.

A ideia da Feira de Profissões surgiu da necessidade de ampliar o universo de informações e gerar expectativas de futuro para os jovens atendidos pelo projeto. Pensamos que além das oficinas que os jovens participam em seus bairros poderíamos reunir em só local, vários expositores de universidades, empresas de RH, SEBRAE, empresas de aprendizagem como também na área de serviços públicos do nosso município. Um exemplo disso é o Posto de Atendimento ao trabalhador que estará em um stand fazendo as carteiras de trabalho para os participantes da feira.

Os parceiros/stands : UNIP Sorocaba, FATEC, UNIESP, FACENS, APRH, PAT METARECICLAGEM, PMS, CIEE, SEBRAE, First Idiomas, ITEMM.

Público confirmado: 479 adolescentes. No período da manhã 195 adolescentes e a tarde 284 adolescentes.

CRONOGRAMA  DO EVENTO:

09H00- Abertura Coordenador Geral da Associação Bom Pastor

09h15 – Apresentação dos Expositores/ Parceiros

09H30 – Palestra Marketing Pessoal e Profissional – UNIESP

10:00 – Palestra oportunidade ( UNIP)

10:00 – Palestras -Testes Vocacionais

10:30 – Palestra – Empreendedorismo como opção de carreira ( SEBRAE)

14h00- Palestra : As Engenharias (FACENS)

14h30 – Palestra : Oportunidades –UNIP

15h – MKT pessoal – UNIESP

16h00 – Apresentação adolescentes do Projeto  Jovem Cidadão – Parque São Bento

 

5 MANEIRAS DE INCENTIVAR O COMPORTAMENTO POSITIVO NAS CRIANÇAS

 

No  projeto pedagógico da Pastoral do Menor deste trimestre estamos reforçando os comportamentos positivos nas atividades e entre os grupos.

Nas atividades com as crianças da Pastoral do Menor,  conversamos com as crianças sobre a autoestima e autoconfiança, mostrando para cada uma delas o quanto são importantes e o quanto podem superar os medos que sentem (independente de quais forem!).

 

manchester (3)

1- Incentive o Esforço

Use o elogio para incentivar o esforço e para valorizar os progressos. Uma criança que consegue ir ao banheiro sozinha pela primeira vez, ou realizar uma tarefa que antes não era capaz de fazer, merece reconhecimento. Deste modo, está a incentivar o seu desenvolvimento e a sua autonomia.

2- Elogie o Esforço, Independentemente do Resultado

O esforço deve ser elogiado mesmo que o objetivo não seja completamente atingido. Se a criança competiu e não ganhou, mas deu o seu melhor, o elogio é fundamental para que continue motivado e consequentemente melhorar os seus resultados.

manchester (5)

3- Elogie o Bom Comportamento

É importante elogiar o bom comportamento, não economize elogios somente para as grandes conquistas, as pequenas também devem ser valorizadas.

4- Aprove ou Reprove as Atitudes e Não a Criança

Tente marcar a sua aprovação ou desaprovação em relação às atitudes, não à criança.

5- Valorize as Conquistas da Família

É importante valorizar as conquistas e esforços da família. Se um irmão conquistou algo, é importante elogiar, bem como, as conquistas do pai ou da mãe. É importante reconhecer o esforço de todos os elementos e celebrar as conquistas no âmbito familiar.

manchester (18)

manchester (11)

 

 

 

 

 

 

( A s 5 dicas são de João Bastos) – Fotos das atividades com as crianças atendidas nos projetos da Pastoral do Menor

 

 

Veja como as crianças gostam de aprender.

 

Veja como as crianças que são atendidas  diariamente no contra turno escolar pela Pastoral do Menor gostam de aprender e aprendem se divertindo, brincando.

11138634_763986433709621_8815121911094450531_n12118607_1514905918820475_5399677852733132779_n12604691_1550262415284825_2724001641860815414_o (1)

21054937_1897521300575520_3944717301338131481_o

WhatsApp Image 2017-08-09 at 12.34.57

WhatsApp Image 2017-08-15 at 14.06.43

WhatsApp Image 2017-08-15 at 14.06.48

17903933_1946975368855636_7567240582796798200_n

 

WhatsApp Image 2017-07-26 at 18.18.03

Seja um padrinho desta alegria .

 

Colaborador mensalista

Envie seus dados para nosso e-mail e informe o valor mensal da contribuição que enviaremos os boletos mensais.

3 Formas de ajudar crianças

3 FORMAS DE AJUDAR A MINIMIZAR OS RISCOS SOCIAIS QUE  CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESTÃO EXPOSTOS DIARIAMENTE.

Apoiar projetos sociais que  atendam diretamente crianças e adolescentes no contra turno escolar  evitando que fiquem nas ruas expostos a violência, tráfico de drogas, trabalho infantil e prostituição.

Em Sorocaba A Associação Bom Pastor/Pastoral do Menor oferece diariamente diversas atividades  sócio educativas, oficinas de arte educação, esportivas, recreação e apoio escolar. São mais de 1.000 atendidos  e seus familiares em 09 bairros de Sorocaba.

Como colaborar

1- Colaborador mensalista

Envie seus dados para nosso e-mail e informe o valor mensal da contribuição que enviaremos os boletos mensais.

2- Colaborador via incentivo fiscal do imposto de renda

Informações abaixo.

3- Campanhas de arrecadações

Arrecadação de alimento (arroz, feijão e óleo) ou brinquedos nas datas especiais (Dia das Crianças e Natal).


Colaborador via incentivo fiscal do imposto de renda

As doações efetuadas diretamente a entidades NÃO são dedutíveis do Imposto de Renda.
Entretanto, a legislação federal instituiu um incentivo para a destinação de uma parte do Imposto de Renda para projetos com crianças carentes, por meio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Que tal destinar até 6% do seu I.R. para as crianças pobres ?
Não é dedução da base de cálculo, como médicos e dentistas. É abatimento integral. É destinação do imposto! Você entra em contato conosco por email ou telefone, até o final do ano, quando se dá início da Campanha de Destinação Fiscal feita pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – então emitimos um boleto com o nome do Projeto da Pastoral que você quer colaborar e você deposita no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; o Fundo repassa para nossos projetos; e, quando fizer a declaração, você abate até 6% do seu Imposto de Renda devido.

Eis um exemplo:

Cálculo do imposto devido
Base de Cálculo 06-13 / 14 / X /
Imposto (Calcule pela Tabela) / 15 / 20.000,00 /
Cálculo de Incentivo / 16 / 1.200,00 /
IMPOSTO DEVIDO 15-16 / 17/ 18.200,00 /

Se o total do seu imposto no ano der 20 mil, você pode destinar até 6% disso, ou seja, o limite para a destinação é de 1.200,00. Se o seu I.R. der R$ 10.000,00, você pode destinar até R$ 600,00. Se você destinar menos, só pode abater o que destinou; se você destinar mais, o limite é 6 % e o resto fica como doação.

Abate integralmente o valor da doação, até o limite de 6% do I. Renda devido. Se o seu I.R. foi retido na fonte, você receberá de volta o valor destinado, na restituição, corrigido pela Selic. A Receita Federal será comunicada eletronicamente pelo Conselho, que gere o Fundo. Como o cruzamento é eletrônico não tem havido problemas para a restituição; vários colaboradores nossos fazem a destinação há vários anos.

Deposita no final do ano e recebe de volta na declaração ou na restituição, com Selic.
Pessoa física pode destinar até 6%; empresas de lucro real até 1%.

Informações:
pastoraldomenor@terra.com.br ou ligue 15-32121965

Projeto pedagógico: Meio ambiente

Como produto final do Projeto pedagógico sobre Meio Ambiente as crianças do Ipiranga  fizeram uma horta horizontal no CEC Ipiranga.

Meio Ambiente

13528905_1732606713618832_6666177085857152519_n

13509009_1732607033618800_588498734435214499_n

Políticas Públicas _ Sistema de Garantia de Direitos

29 º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA PASTORAL DO MENOR

29º ENCONTRO de FORMAÇÃO DOS AGENTES DA PASTORAL DO MENOR DE SOROCABA

De 25 a 27 de janeiro de 2017  no Centro Social São José da Paróquia do Divino Espírito Santo.

Participaram em torno de 100 pessoas incluindo o grupo da Pastoral do Menor de Pilar do Sul da Diocese de Itapetininga.

No primeiro dia após uma motivação preparada pelo Diácono Roberto Sampaio sobre a caminhada vocacional e a missão da Pastoral do Menor. Houve uma procissão do Centro Social São José até a Paróquia do Divino Espírito Santo onde aconteceu a Missa presidida pelo Padre Elton Carlos de Oliveira.

Após a missa o coordenador geral da Pastoral do Menor de Sorocaba, José Roberto Rosa, apresentou a realidade da criança de Sorocaba há 20 anos e conduziu os grupos à reflexão sobre as quatro áreas de ação da Pastoral do Menor:  crianças e adolescentes empobrecidas e em situação de risco; adolescente autor de ato Infracional; famílias e políticas públicas.

No período da tarde, o Professor Carlos César Ribeiro da Costa preparou uma formação sobre a Pastoral do Menor à luz do Evangelho, resgatou nossa missão, espiritualidade, ação/testemunho e nosso ser Igreja.  Como uma Pastoral de fronteira com a missão de ajudar o Cristo a salvar vidas. Exortou a todos sobre “Sentir a presença de Deus e ser a presença de Deus.” E ainda: “Seria perda de tempo viver como funcionários e não como agente de pastoral, usar o trabalho para sermos santos… não é fazer assistencialismo social é sermos santos e ajudar o outro a ser santo também.” Nos levou a refletir sobre a perseverança necessária para não desistir mesmo nos casos mais difíceis onde aparentemente não há mais esperança para aquela família ou aquele jovem. Quando o processo é lento, precisamos caminhar juntos e se apoderar do amor de Deus no silencio. Injetar ânimo, autoestima e rezar. “O brilho da Pastoral vem de Deus.” destacou Carlos César.

Esteve conosco na manhã do segundo dia D. Eduardo B. Sales que assistiu a apresentação de todas as coordenadoras (es) dos nove Centros Educacionais Comunitários da Pastoral do Menor relatando quais foram os desafios dos bairros de atendimento no ano de 2016. Apresentação de projetos específicos como o “Claves”, de prevenção aos maus tratos e violência; Projeto PAR – Programa de Assistência Religiosa a adolescentes cumprindo medida socioeducativa de internação e a L.A.C. – Liberdade Assistida Comunitária e a Escola da Cidadania.

Dom Eduardo após as apresentações fez uma reflexão sobre o Evangelho do dia e comentou sobre nossos testemunhos de serviço e a alegria em ver a Pastoral do Menor florescer cada vez mais.

A coordenadora arquidiocesana de Sorocaba e membro do Conselho da Pastoral do Menor Estadual, Solange Ap. Fogaça agradeceu e destacou a presença de Dom Eduardo nas celebrações eucarísticas, no sacramento da confissão e aconselhamento aos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação na Fundação CASA.

Foram entregues as apostilas do projeto pedagógico: Projeto 06 a 11 anos e Projeto 12 a 17 anos. Todos puderam ler e esclarecer suas dúvidas juntamente com as coordenadoras e supervisoras dos projetos.

A sexta feira foi um dia de atividades esportivas e aulas de dança conduzidas pela equipe de educação física da Pastoral do Menor. A integração foi ainda maior e pudemos nos divertir juntos.

Padre Arari do Santos Amorim nos deu uma benção e palavras de entusiasmo.

Em julho deste ano a Pastoral do Menor em Sorocaba completa 15 anos, temos muito que comemorar e já começamos a organizar esta grande celebração.

Até aqui o Senhor nos conduziu no atendimento diário de mais de 1.500 crianças e adolescentes em 12 bairros de Sorocaba. Nossa Senhora, a Mãe da providencia tem cuidado de nós.

Animados pelo Cristo Bom Pastor seguimos na missão em 2017.

turmona oficialCOORDENADORES DOS CECSProcissaoGrupos reflexaoWhatsApp Image 2017-01-30 at 08.32.40Atividade esportivaDom Eduardo reflexaoWhatsApp Image 2017-01-30 at 08.31.36