Lançamento do Projeto Escola da Cidadania em Sorocaba
No dia 27 de março aconteceu o Evento de Lançamento do Projeto Escola da Cidadania da Pastoral do Menor, em Sorocaba, onde 25 adolescentes entre 14 e 15 anos foram escolhidos para serem “educadores mirins” de outros adolescentes nos Centros Educacionais Comunitários da Pastoral do Menor. Receberam neste dia a camiseta da Escola da Cidadania. O Evento aconteceu no CIESP das 14 as 17 hs.
Houve apresentação cultural com um Teatro e Música apresentados pelos adolescentes e do Coral das Crianças da Pastoral do Menor.
Criado em 2005, na assembleia de adolescentes promovida pela Pastoral do Menor Nacional, o Projeto Escola da Cidadania valoriza e dá voz às iniciativas da população infanto-juvenil.
O Projeto Escola da Cidadania teve início em Sorocaba no segundo semestre de 2014 sendo aplicado em 05 bairros (Habiteto, Manchester, Laranjeiras, Brigadeiro Tobias e Parque São Bento) para 219 adolescentes no total, tendo excelente resultado por causa da sua metodologia.
A inovação da proposta de trabalho consiste em apostar na formação de adolescentes de forma diferenciada daquela que tradicionalmente é aplicada nas escolas formais. Trata-se da criação de um espaço de produção de conhecimento onde os formadores serão os próprios adolescentes.
A Escola de Cidadania tem como objetivo principal formar adolescentes com capacidade crítica, para serem formadores de outros adolescentes, exercendo seu protagonismo e sua cidadania.
A partir de então, os protagonistas têm encontros periódicos, onde são discutidas as prioridades e definidas as atividades, em conexão com o contexto onde vivem, e que serão desenvolvidas nas próprias comunidades. Temas diversos fazem parte da agenda: controle social, conselhos, políticas públicas, direitos humanos, direitos das crianças e dos adolescentes, violência sexual, trabalho infantil, etc.
Com isso, a Escola da Cidadania vem abrir janelas de oportunidades para os adolescentes a fim de que eles possam aprender a ser, no campo de desenvolvimento pessoal e a aprender a fazer, no campo do desenvolvimento de suas habilidades básicas, de suas potencialidades e do trabalho em conjunto.
Estiveram presentes, as coordenadoras dos Centro Educacionais Comunitários de Sorocaba da Pastoral do Menor de Sorocaba, a presidente do CMDCA ( Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes) de Sorocaba – Ana Lúcia Gardenal Beranger, Ricardo Bortoletto do Conselho Municipal do
Jovem, Valdir Paezani do CIESP e do CMDCA; Leila Regina Oliveira Chinelatto da UNITEN e Padre Trindade do Colégio Salesianos.