O CENTRO SOCIAL SÃO JOSÉ ESTÁ CERTIFICADO PELO SELO SOCIAL

ARTE CSSJ horizontal

CERTIFICADA PELO SELO SOCIAL 2015 COM O PROJETO APRESENTADO :

PROJETO MOLECADA LEGAL

Bairros atendidos pelo projeto: Brigadeiro Tobias, Cajuru do Sul, Habiteto, Ipiranga, Jardim Nova Esperança, Jardim Refúgio, Parque das Laranjeiras, Parque Esmeralda, Parque Manchester e Parque São Bento.

Público Diretamente Beneficiado

1094 pessoas


922 Crianças 115  Adolescentes 57   Adultos 0     Idosos

Dados da nossa planilha de matrícula de maio de 2015

Impactos Sociais

 

ODM 1 – Acabar com a fome e a miséria

Externo – São oferecidas alimentação diária para 922 crianças e 115 adolescentes que estão no projeto, foi percebido pelo relato das coordenadoras a melhora da concentração e na participação das atividades propostas.

Externo – Na atividade complementar chamada ” Reconstruindo Famílias ” são distribuídas cestas básicas a famílias em pobreza extrema, identificadas atraves das reuniões de pais e visita domiciliar da equipe técnica. Atraves de orientaçoes, acompanhamento a equipe técnica relata a melhor qualidade de vida e autonomia pessoal e financeira, diminuindo o assistencialismo e aumentando a empregabilidade.

 

Externo – Escolhemos para trabalhar conosco nos bairros de maior risco social adultos e jovens moradores destes bairros e que estão fora do mercado de trabalho. Oferecemos capacitação e sensibilizamos para a importancia dos estudos. Temos hoje no nosso quadro de funcionários 5 jovens que se tornaram protagonistas e que eram atendidos pelo Projeto Molecada .Dos 5 que  foram acompanhados, 4 estão na Universidade e 1 já está formado. Todos atuam dentro do nosso Projeto com registro em CLT e seus depoimentos ajudam a fomentar o protagonismo nos outros adolescentes. Temos registro com fotos de seus depoimentos no painel fotos do Selo Social.

Interno – Fomentado o protagonismo de Orientadores sociais,

Conforme relato das Supervisoras de projeto, houve a  ampliação do universo cultural e informacional de Orientadores sociais, moradores de bairros com altos índices de Vulnerabilidade Social, por meio de capacitação semestral, envolvendo vários temas.

ODM 2 -Educação básica de qualidade para todos

 

Externo – São oferecidas à todas as crianças atividades que estimulam o aprendizado e desenvolvimento cognitivo  tais como: contação de histórias, artes, brincadeiras ao ar livre que incentivam o desenvolvimento educacional, isto pode ser percebido pela melhora das crianças na escola que é relatado pelas mães nas reuniões/encontro mensais com os pais.

 

Externo – Como estímulo à educação e para despertar um interesse maior pelos estudos, realizamos uma Gincana anual sobre Conhecimentos Gerais, Matemática e Português com todas as crianças e adolescentes , todos recebem medalhas por estarem participando da gincana e prêmios. Percebemos após a realização da gincana uma mudança de comportamento, pois durante as atividades socio educativas elas fazem perguntas, ficam curiosas, participam de maneira mais atenta. Os pais, em reuniões com a coordenação, relatam que inclusive melhoraram na escola.

Externo – Realizamos o primeiro Festival de Musica Popular onde as crianças e adolescentes que estão inseridas nas aulas semanais de percussão, coral e violão participaram e aprenderam um repertório diversificado estimulando as crianças e adolescentes a conhecer outras realizades culturais por meio das músicas e pesquisas sobre seus autores, o arte educador das oficinas  relata maior concentração, disciplina e interesse das crianças e adolescentes.

Externo – Para a criança ser matriculada no projeto Molecada é necessária a apresentação da declaração escolar, garantir a permanência da criança na escola através do comprovante de matrícula e aqueles que estão fora da escola nossa assistente social faz a intervenção para garantir a vaga e fazemos o acompanhamento da vivencia escolar por meio de reuniões com os diretores e coordenadores. Atualmente 100% das crianças que estão nos nossos projetos estão matriculadas na escola. São 922 crianças e 115 adolescentes.

Interno – Interno – Identificamos por meio de relatos com os funcionários que a participação dos mesmos, nas capacitações internas da Entidade que acontecem em janeiro e julho contribuíram para o enriquecimento profissional dos participantes funcionários que em sua grande maioria são moradores de bairros com altos índices de vulnerabilidade Social, incentivando a educação social e o acesso a informação, no total são mais de 100 pessoas em formação educacional.

ODM 3 – Igualdade entre sexo e valorização da mulher

 

Interno – Diante da necessidade dos nossos funcionários do cuidado dos seus filhos durante o período do trabalho, garantimos as vagas para os filhos desses funcionários no Projeto. Destes 13 funcionários, 11 são mulheres que declaram que há melhor rendimento no trabalho e tranquilidade para núcleo familiar. O resultado são famílias com melhor qualidade de vida e maior estreitamento vínculo mãe e filho.

Externo – Fortalecimento de mulheres mães de família que deixam seus filhos no Projeto Molecada, proporcionando melhor qualidade de vida, conforme relatório social realizado pela Assistente Social e depoimentos nas reuniões de pais. Na atividade complementar de “Geração Solidária “, 19 mulheres chefes de família participam diariamente de oficinas de artesanato, costura e silkscreen, melhorando sua qualidade de vida, sua auto estima que foi percebido pela coordenadora das oficinas. Montaram a “Lojinha Sonho Teimoso” onde vendem os produtos confeccionados, gerando renda e com isso elas ajudam no orçamento familar.

Interno – Interno – Percebemos o bem estar dos 100 funcionários que foram conscientizados sobre a igualdade e de oportunidade dentro do trabalho e politicas salariais igualitárias, fato relatado pelo departamento pessoal da entidade, homens e mulheres passaram pelo mesmo processo seletivo e receberam a mesma faixa salarial.

ODM 4  – Reduzir a mortalidade infantil

Externo – Pela percepção diária das coordenadoras nos núcleos e nos encontros com os pais notou-se que as 922 crianças que participaram das oficinas sobre higiene pessoal e corpo humano melhoraram seu hábitos de higiene pessoal,aprendendo e práticando habitos simples e corriqueiros que evitam diversas doenças.

Interno – 5 funcionárias da Organização e seus filhos  que participaram das oficinas com os profissionais da UBS, ampliaram seus conhecimentos sobre higiene pessoal e corpo humano e demostraram melhor cuidado com seus filhos que são atendidos pelo Projeto como também com aqueles que não estão no projeto, o que pode ser verificado pela visita da equipe técnica na casa das mesmas. Introduziram hábitos simples na vida diária com as crianças evitando doenças como também aumentando a auto estima delas.

Pode-se perceber também que suas casas estão mais bem cuidadas deixando o ambiente mais agradável para se viver.

Externo – Na atividade complementar chamada “Claves”,com o foco na prevenção dos maus tratos e da violência sexual na infãncia , todas  922 crianças participararm de oficinas lúdicas, com um psicóloga e uma assistente social, fomentando e informando as crianças sobre a saúde na infância o que foi observado pelas técnicas foi que  todas as crianças estão mais informadas sobre seu corpo e perceberam nas crianças uma melhor capacidade de comunicação e desenvovimento de estratégias para se protegerem .Essas informações se tornaram para as crianças instrumento de proteção e autocuidado.

ODM 6 -Combater a AIDS a Malária e outras doenças

Externo – Realizamos uma mobilização que chamamos no” Dia D Contra a Dengue”  para sensibilizar as famílias em todos os bairros de atendimentos:  Ipiranga, Laranjeiras, Mancheter, Júlio de Mesquita , Habiteto, São Bento, Brigadeiro Tobias , Parque Esmeralda e Nova Esperança. Onde todas as crianças atendidas pelos projetos participaram nesta ação contra a Dengue. Em passeata, as crianças sairam com os cartazes que criaram pelas ruas  dos bairros, foram de casa em casa explicando como evitar a Doença, fizeram um mutirão de limpeza nos bairros , levaram para as suas casas um check list que seus pais deveriam preencher a respeito da prevenção da doença e depois entregar pronto no Projeto. Houve uma melhora significativa dos casos da doenças após este mobilização conforme tivemos as informações pelos Postos de Sáude do bairro nas reuniões Intersetorias. No total 922 crianças e 115 adolescentes.

Interno –  Formação de multiplicadores de informação referentes a Doenças Sexualmente Transmissível e Dengue, por meio de parcerias com UBS, resultando 25 funcionários capacitados sobre DST e repassando a informação com mais propriedade para os atendidos e comunidade.

ODM 7 -Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

 

Externo – Em parceria com o Parque da Biodiversidade de Sorocaba ,239 crianças do Projeto Molecada de Valor participaram de oficinas sobre educação ambiental . No final das oficinas houve um concurso de Poesia, Paródia e Desenho para premiar os que mais se destacaram no conhecimento da temática apresentada. As crianças se sentiram estimuladas  e no segundo semestre haverá a continuidade  das oficinas de educação ambiental com o Plantio de Mudas no Bairro e também farão uma horta dentro do Núcleo de Atendimento. As crianças visitaram o Parque da Biodiversidade e participaram do plantio de mudas.

ODM 8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Interno – Identificamos por meio de relatos com os funcionários que a participação dos mesmos, nas capacitações internas da Entidade que acontecem em janeiro e julho contribuiram para o enriquecimento profissional dos participantes, incentivando a educação social e o acesso a informação.

Interno – Fortalecimento dos Conselhos de Direitos

Indicação e posse de 04 funcionárias da Entidade fortalecendo os Conselhos Municipais, e protagonismo pessoal de cada uma:

02 funcionárias, Conselheiras no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA;

01 Funcionária, Conselheira no Conselho Municipal da Assistencia Social – CMAS e

01 Funcionário, Membro do Conselho e candidato a Conselheiro do Conselho Municipal do Jovem – CONJOV.

Categorias de textos

This is the heading

This is the heading

Click Here
Share on facebook
Share on twitter