A Escola de Cidadania tem como objetivo principal formar adolescentes com capacidade crítica, para serem formadores de outros adolescentes, exercendo seu protagonismo e sua cidadania.
A partir de então, os protagonistas têm encontros periódicos, onde são discutidas as prioridades e definidas as atividades, em conexão com o contexto onde vivem, e que serão desenvolvidas nas próprias comunidades. Temas diversos fazem parte da agenda: controle social, conselhos, políticas públicas, direitos humanos, direitos das crianças e dos adolescentes, violência sexual, trabalho infantil, etc.
O Projeto teve início em Sorocaba no segundo semestre de 2014 sendo aplicado em 05 bairros (Habiteto, Manchester, Laranjeiras, Brigadeiro Tobias e Parque São Bento) para 219 adolescentes no total, tendo excelente resultado por causa da sua metodologia.
A inovação da proposta de trabalho consiste em apostar na formação de adolescentes de forma diferenciada daquela que tradicionalmente é aplicada nas escolas formais. Trata-se da criação de um espaço de produção de conhecimento onde os formadores serão os próprios adolescentes.
Djalma Roberto de Jesus é o coordenador da Escola da Cidadania em Sorocaba