Projeto Jovem

Teve início em 2007, em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude, com foco na orientação para a adoção de uma postura cidadã e na preparação e inserção no mercado de trabalho. O Projeto Jovem vem se estruturando a cada ano, através de dois subprojetos que são Jovem Cidadão e Primeira Chance, para ser um suporte nesta fase de tomada de decisão, em especial sobre o futuro profissional.

As atividades socioeducativas desenvolvidas dentro e fora dos Centros Educacionais Comunitários da Pastoral do Menor de Sorocaba, auxiliam no autoconhecimento e no discernimento vocacional, influenciando positivamente na vida escolar, no relacionamento familiar e na consciência do perfil pessoal e profissional exigido atualmente pelo mercado de trabalho.

Para a complementação da orientação vocacional, realizamos durante o ano diversas visitas monitoradas, previamente agendadas, em empresas multinacionais e nacionais de grande porte de nossa cidade e região, sendo de grande utilidade, porque permitem que nossos jovens conheçam como funciona uma empresa bem estruturada, tirem suas dúvidas e ampliem a visão do mercado de trabalho.

Paralelamente a observação da melhoria da postura pessoal dos atendidos, captamos vagas das empresas, fazemos uma triagem por meio de entrevistas, dinâmicas e testes, e, finalmente encaminhamos os melhores candidatos para as empresas, sem qualquer custo.

Nesse período de funcionamento do Projeto Jovem, mais de 1000 atendidos entre adolescentes e jovens tiveram a chance do seu primeiro emprego, sendo a maioria colocada em empresas de grande expressão de nossa região.

Apesar dos grandes desafios enfrentados pela Pastoral do Menor, somos gratos a vários parceiros tais como Prefeitura Municipal de Sorocaba, SENAC, CIEE, ETE Fernando Prestes, UNITEN e a dezenas de empresas da área industrial, comercial e de prestação de serviços que reconheceram o trabalho desenvolvido pela Pastoral do Menor, abriram suas portas para a visitação e contrataram nossos atendidos.

Projeto Jovem Cidadão

Trata-se de um projeto social, com foco na cidadania, que visa atender adolescentes, com idade entre 15 e 17 anos, pobres e em situação de risco, residentes na periferia de Sorocaba, em horário alternativo ao da escola, com atividades socioeducativas, que focam a autoestima, a saúde, a vida escolar, a família, o trabalho e a cidadania, através de rodas de conversa, dinâmicas de grupo, jogos, orientações gerais, palestras, cursos profissionalizantes, trabalho de campo voluntário de melhoria do bairro onde se reside, visitas monitoradas às empresas e encaminhamento para seleção de pessoal nas empresas.

Projeto Primeira Chance

Trata-se de um projeto social, com foco na colocação no mercado de trabalho, que visa atender adolescentes e jovens, com idade entre 17 e 18 anos, pobres e em situação de risco, residentes na periferia de Sorocaba, em horário alternativo ao da escola, com atividades socioeducativas, envolvendo cursos profissionalizantes, orientação profissional e vocacional, palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, trabalho de campo voluntário de melhoria do bairro onde se reside, visitas monitoradas às empresas e encaminhamento para seleção de pessoal nas empresas. Em 2016 o Projeto Primeira Chance foi incorporado ao Projeto Jovem Cidadão.

Categorias de textos

This is the heading

This is the heading

Click Here
Share on facebook
Share on twitter