28º ENCONTRO de AGENTES DA PASTORAL DO MENOR DE SOROCABA
- 1º dia – 18/07 – Manhã
Missa com Padre Elton e Diácono Roberto Sampaio.
Padre Elton nos exortou, para acreditar e ter fé, pois quem faz é Deus! Na Leitura de hoje o profeta Jonas, não queria ir para Nínive. Jonas um profeta medroso e cheio de manias. Não queria ir para onde o Senhor mandava. Às vezes na missão da Pastoral você também age como Jonas e não quer ir para aquele bairro mais difícil, mas a missão é de Deus, se você encarar Ele vai agir.
Diácono Roberto. Destacou 3 pontos importantes.
Ter como referencia Jesus Cristo.
Iremos receber nos CECs crianças, famílias, poder público; dê atenção, ser como Maria seja mais cuidadosa, fique com a visita, acolha bem. Temos que ter o equilíbrio da ação e a da atenção.
Nossa prioridade é o atendido, o cuidado, vamos ouvi-lo, o que ele tem para nos dizer.
18/07 – tarde
Apresentação do Projeto Girassol de atendimento as medidas socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviço a Comunidade (PSC)
O dia todo esteve conosco Marilda dos Santos Lima, coordenadora pedagógica do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto / Pastoral do Menor de São Paulo, uma referencia na Pastoral do Menor Nacional. Com dinâmicas fez memória a história da pastoral e nos incentivou à mística da Pastoral.
20/07 Terceiro dia da nossa Capacitação.
Oficinas 1 – sobre Valores – Com a equipe do Projeto Claves ( Prevenção à violência ) foi desenvolvido o tema “Valo
res da nossa história” e “ Ressignificação dos valores “ .
Oficinas 2 – de Vivencias – Vivencias com dinâmicas para
reflexão do desempenho do nosso trabalho no dia a dia – com Diácono Roberto Sampaio – nosso orientador profissional e com Eliana Dias, coordenadora pedagógica.
21/07 Manhã
Oficina 1- sobre “A dança circular” foi dada pela professora Maria Inês M. Pannunzio, primeira dama de Sorocaba, sentimos leveza, alegria e levamos paz para todos.
Oficina 2- sobre comportamento com Bruna e Carla com o tema “ a Psicologia no dia a dia”
Oficina 3 – Fomos fazer um trabalho de campo na Fundação CASA I, II e IV, visitando e fazendo uma tarde de integração com os adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação.
22/07- Manhã
Nossa manhã será animada pelo grupo de “Jovens Protagonistas” que foram atendidos pela Pastoral do Menor e hoje são nossos colaboradores, trabalham conosco e são motivo de orgulho para toda a Pastoral.
A tarde – José Rosa tratou das Propostas da IV Assembleia Arquidiocesana de Sorocaba para o Triênio 2015 á 2017 – Foco na Família; Espiritualidade; Apoio Pedagógico aos atendidos e aos educadores; capacitação em áreas específicas e militância pelo ECA. Momento para troca de experiências e avaliação sobre as propostas que estão sendo efetuadas.
Em todos os dias a animação ficou por responsabilidade de cada CEC- Centro Educacional Comunitário