A Pastoral do Menor / Associação Bom Pastor atua em Sorocaba desde junho de 2002, com o objetivo de implantação de Centros Educacionais Comunitários na linha da Pastoral do Menor.
Devido ao nosso grande número de atendidos, cerca de 1.100 crianças, adolescentes e familiares carentes, nossas maiores necessidades são:
Desde 2002 atendemos mais de 2000 crianças e adolescentes. A diretriz é ir aonde poucos vão; nos locais aonde a exclusão é maior, aproveitar espaços próximos de onde as crianças vivem, desenvolvendo atividades de socialização, apoio escolar e alimentar, lazer, artesanato, noções de higiene e cidadania, em busca do resgate da auto-estima e prevenindo a marginalização.
Todo este trabalho é fruto do empenho e dedicação de várias pessoas que se doam para trabalhar com aqueles que são mais necessitados. Hoje contamos com 100 funcionários, dezenas de voluntários e a ajuda de muitos colaboradores, que com suas doações fazem todo este sonho tornar-se realidade!
A Pastoral do Menor atua em Sorocaba desde junho de 2002 com o objetivo de implantação de Centros Educacionais Comunitários na linha da Pastoral do Menor, em bairros onde havia insuficiência de atendimento social a crianças carentes.
Em Outubro de 2005 foi fundada a Associação Bom Pastor, entidade que tem como objetivo atuar na área de crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco social, na linha do Estatuto da Criança e do Adolescente e com a mística da Pastoral do Menor.
A entidade mantém vários projetos na linha protetiva e, a partir de 2005 passou atuar na área de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida. No ano de 2006, assumiu, em gestão compartilhada com a Fundação CASA duas unidades de internação – chamadas de CASA Dom Luciano com Medidas socioeducativas de internação.
A Associação Bom Pastor participa efetivamente da luta pela implantação do Sistema de Garantia de Direitos, previsto inicialmente no artigo 227 da Constituição Federal e regulamento pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – tendo representantes participando do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Em Sorocaba, tem procurado trabalhar nos bairros mais carentes, onde os equipamentos sociais existentes ainda não conseguem suprir toda a demanda.
A Pastoral do Menor tem como missão defender a vida e promover o desenvolvimento social e uma melhor qualidade de vida das crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco social da cidade de Sorocaba.
Sermos reconhecidos como uma Organização que conhece a realidade social da vida de crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco social.
Ser reconhecida como a organização brasileira que garante os direitos fundamentais das crianças e jovens e se mantém ativa nas políticas públicas visando a implementação dos direitos previsto no ECA.
Devido ao nosso grande número de atendidos, cerca de 1.100 crianças, adolescentes e familiares carentes, nossas maiores necessidades são:
A Pastoral do Menor surgiu na cidade de São Paulo, em julho de 1977, quando a assistente social Ruth Pistori procurou o Bispo Dom Luciano Mendes de Almeida, preocupada com a falta de maior apoio para adolescentes já haviam cometido algum ato infracional e estavam no programa chamado aquele tempo de Liberdade Vigiada. Algumas famílias e seminaristas católicos se uniram para iniciar um trabalho de Liberdade Assistida Comunitária e acompanhar esses jovens.
Logo se percebeu que a situação de miséria nos bairros pobres e a desestrutura familiar tinham muita ligação com a violência e marginalidade. Era o tempo em que a sociedade se preocupava com os “trombadinhas” da praça da Sé, os meninos de rua que proliferavam nas grandes cidades. Assim, Dom Luciano, Ruth, Ir. Maria do Rosário e outros pioneiros começaram, na periferia de São Paulo o trabalho dos centros educacionais comunitários, acolhendo crianças e adolescentes, para não ficarem pelas ruas, participarem de atividades sadias e terem um projeto de vida.
A Pastoral do Menor foi aos poucos se espalhando pelo Brasil, inclusive, com a Campanha da Fraternidade de 1987 “Quem Acolhe o Menor, a Mim Acolhe” e foi um dos órgãos que mais lutou para conseguir o Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990.
CAP - Assembleia Arquidiocesana
Comissão do Forum Regional D.C.A.
10 anos Estatuto da Criança e do Adolescente
CMDCA Projeto Criança 2000
Forum Regional D.C.A.
Primeiro CEC Ipiranga
Primeira Turma CEC Esmeralda
Parceria Associação Amor em Cristo
Início do CEC Manchester
Início do CEC Nova Esperança
Início do CEC Habiteto
Outros passos importantes
CAP - Encontro de Agentes
Família Mota
Fundação da Associação Bom Pastor
Projeto Reconstruindo Famílias
CEC Astúrias
Projeto Girassol
Gestão Compartilhada
Convênio com a Secretaria da Juventude
Adolescentes do Projeto Desafio Jovem
Lançamento do Livro "Onde a Jurupoca Pia"
Geração Solidária
A parceria com a Secretaria da Juventude
Inauguração da UAI - Unidade de Atendimento Inicial
Pastoral do Menor em Votorantim
Construção do Pelourinho Habiteto
Pastoral do Menor participou de Congresso Internacional em Paris
Fundação da Associação Dom Luciano
10 anos da Pastoral do Menor em Sorocaba
Início dos CEC's São Bento e Cajuru
Pastoral do Menor Promove Festival de Musica Popular Brasileira
Início do atendimento às crianças do bairro Jacutinga
Projeto Escola da Cidadania em Sorocaba
A Pastoral tem 2 projetos certificados pelo Selo Social
Termo de Colaboração com o município de Sorocaba
Programa de Assistência Religiosa
Show de talentos ao vivo - “The Voice Pastoral”
15 anos de Memória
Início do CEC Jacutinga
Selo Social com o “Projeto Jovens em Ação”
Inicio do Projeto Anjos da Rua – PETI
Selo Social com o “Projeto Vem Ser Jovem”
Selo Social com o “Projeto Atuação Jovem”
Show do ECA e 17 anos da Pastoral do Menor em Sorocaba
Início do Projeto Criando Laços
Nossos projetos transformam vidas. Desenvolvemos trabalhos de promoção humana, assistência e desenvolvimento social, educação social, cultural, esportivo e artístico, junto a crianças, adolescentes e famílias.
CONHECER OS PROJETOS